Página Inicial Rede Sirius Fale Conosco Expediente
Informativo da Rede Sirius - 2006
 
 
Editorial  
Notícias  
Artigos  
Links  
Edições Anteriores  
   
   
Unidade de Negócio em Informação (UNInf): o futuro das bibliotecas universitárias na sociedade do conhecimento. Information business unit: the future of academic libraries in knowledge society


por Simone Faury Dib, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Neusa Cardim Silva, Universidade do Estado do rio de Janeiro

Resumo:

Apresenta um novo modelo para a Biblioteca Universitária - BU - que propõe a sua reestruturação em Unidade de Negócio em Informação - UNInf -, visando a ampliar seu foco de atuação, adotando uma postura dinâmica e pró-ativa mantendo, contudo, o objetivo principal: apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Mostra os resultados de análises estratégicas que comprovam a necessidade dessa mudança, tendo por base os fatos e eventos portadores de futuro, na avaliação das condições de mercado por meio da matriz SWOT - Strenghs, Weaknesses, Opportunities, Threats - e no modelo das cinco forças de Porter adaptado para o setor de serviços da instituiçãso estudada, no caso, as Bibliotecas Universitárias, que não têm fins lucrativos. Apresenta o aporte teórico que norteou o desenvolvimento do modelo da UNInf, criado com base no modelo dos capitais do conhecimento elaborado pelo Centro de Referência Empresarial-CRIE/COPPE/UFRJ. Descreve as premissas básicas do modelo e a organização da UNInf de acordo com os capitais de relacionamento, estrutural, intelectual e ambiental.

Presents a new model for the University Library that proposes its reorganization in Information Business Unit (UNInf), aiming at the extension of its focus of performance, adopting a dynamic and pro-active position, however keeping its main objective: to support the education, research and extension activities of the university. It shows the results of strategic analyses proving the necessity of this change based on the facts and events carriers of future, on the evaluation of the market conditions through the SWOT matrix - Strenghs, Weaknesses, Opportunities, Threats - and on the model of Porter´s five forces, adapted to the services sector of the studied institution type, to wit, the nonprofit University Libraries. It presents the theory that guided the development of the model of the UNInf, created on a knowledge capital models basis, elaborated by Centro de Referência em Inteligência Empresarial – CRIE - that belongs to COPPE/UFRJ. It also describes the basic premises of the model and the organization of the UNInf, according to relationship, structural, intellectual and ambient capitals.

(Revista Perspectivas em Ciência da Informação)

Leia o texto completo em PDF.